• Fortaleza de Sagres | Foto Vanda Oliveira

    Fortaleza de Sagres | Foto Vanda Oliveira

  • Fortaleza de Sagres

    Fortaleza de Sagres

  • Fortaleza de Sagres | Foto: Vasco Celio

    Fortaleza de Sagres | Foto: Vasco Celio

  • Fortaleza de Sagres

    Fortaleza de Sagres

  • Ruínas Romanas de Milreu | Foto Adriana Nogueira

    Ruínas Romanas de Milreu | Foto Adriana Nogueira

  • Mosaico das Ruínas Romanas de Milreu

    Mosaico das Ruínas Romanas de Milreu

  • Casa Rural de Milreu

    Casa Rural de Milreu

  • Ruínas Romanas de Milreu

    Ruínas Romanas de Milreu

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe - Foto: Vanda Oliveira

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe - Foto: Vanda Oliveira

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe | Foto Lenea Andrade

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe | Foto Lenea Andrade

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

Monumentos do Algarve Bons Momentos Promontório de Sagres Património Cultural Imaterial Portal Cultura Portugal

CARTA DE PORTO SANTO - Da democratização à democracia cultural

No âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, e a convite do Ministério da Cultura, o Plano Nacional das Artes apresentou no dia 28 de abril, a “Carta de Porto Santo”, um documento orientador, com princípios e recomendações que promovam uma cidadania cultural plena.

Esta “carta” — cujo nome decorre do local onde foi apresentada, a ilha do Porto Santo, na Madeira — resulta de um processo participativo, a decorrer desde o início de março, recolhendo os contributos de encontros com representantes dos Estados-Membros da UE e de redes e organizações artísticas e culturais não governamentais europeias. É, portanto, um documento em que quer o conteúdo quer o processo formal de construção concretizam o princípio da democracia cultural.

Continuar a ler...

"Português: 230 milhões de falantes” é o tema do próximo Café com Letras

A próxima edição do "Café com Letras" realiza-se esta sexta-feira, dia 14 de maio, pelas 18h30, online, com o tema "Português: 230 milhões de falantes”.

Os oradores convidados são Manuel Célio Conceição (Universidade do Algarve UAlg), Ana Maria Soares (Professora de Português na Grécia) e Christo Kotsakopoulos (Embaixada de Portugal na Grécia), com a  moderação de Adriana Nogueira (Diretora Regional de Cultura do Algarve).

11 de maio

 

Continuar a ler...

Festa em Honra de Nossa Senhora dos Navegantes - Ilha da Culatra
na lista de património imaterial em consulta pública

Está a decorrer a fase de consulta pública para efeitos de inscrição da Festa em Honra de Nossa Senhora dos Navegantes - Ilha da Culatra no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

"Anualmente, no primeiro fim de semana do mês de agosto a comunidade da Culatra organiza a Festa em Honra de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira da Ilha e protetora dos homens do mar. A sua maior singularidade manifesta-se na realização de uma procissão fluvial que tem lugar na Ria Formosa, entre a cidade de Olhão e a Ilha da Culatra que ...

Continuar a ler...

DIVAM 2021 apresentado na Ermida de Guadalupe com o tema
“Património, Comunidade e Inclusão”

A Direcão Regional de Cultura do Algarve apresenta o programa DiVaM 2021, numa cerimónia que terá lugar na Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe (Vila do Bispo), este domingo, dia 23 de maio, pelas 11h30. As atividades culturais do DiVaM vão prolongar-se até dezembro, nas Ruínas Romanas de Milreu, Fortaleza de Sagres e Ermida de Guadalupe.

Continuar a ler...

Concurso para  arqueólogos e conservadores-restauradores
para o Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática

Está a decorrer o concurso para 3 arqueólogos e 2 conservadores-restauradores para o Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática (CNANS) da Direção -Geral do Património Cultural (DGPC).

Estes elementos irão integrar a equipa do Projeto Pré-Definido “Water World: Capacitação e competências para a conservação e a gestão do Património Cultural Subaquático”, promovido pela DGPC no âmbito do Programa Cultura do EEA Grants 2014-2021.

Continuar a ler...

Café com Letras com o tema "Português: 230 milhões de falantes"



Já pode ouvir a última sessão do Café do Letras dedicado ao tema "Português: 230 milhões de falantes".

Manuel Célio Conceição, docente da Universidade do Algarve, Ana Maria Soares, Professora de Português na Grécia, e Christo Kotsakopoulos, da Embaixada de Portugal na Grécia, foram os oradores convidados, numa sessão moderada por Adriana Freire Nogueira, Diretora Regional de Cultura do Algarve.

Continuar a ler...

Consulta pública para Inscrição do Teatro de Dom Roberto no Inventário
Nacional do Património Cultural Imaterial

 

Está a decorrer o prazo de consulta pública para Inscrição do Teatro de Dom Roberto no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

O Teatro de Dom Roberto é um tipo de teatro itinerante de marionetas que pode ser feito em qualquer local e em qualquer data, mas que tradicionalmente se realiza na Primavera, Verão e inícios do Outono nas praias, jardins, praças e em associação com as feiras. Os espetáculos são feitos numa guarita ou barraca, estrutura de pano onde, no interior, o bonecreiro manipula e dá voz às marionetas de luva.

Continuar a ler...

Novas Regras no Mecenato Cultural

Em 2021 foram aprovadas novas regras aplicáveis ao Mecenato Cultural.

As entidades privadas com fins lucrativos passam a ser elegíveis para receber donativos. Assim, empresas de organização de festivais ou de eventos culturais, galerias, editoras, entidades privadas detentoras ou gestoras de património cultural, entre muitas outras empresas que operam no setor, podem agora pedir o reconhecimento de interesse cultural das suas atividades e tornar-se elegíveis para receber donativos ao abrigo do Mecenato Cultural, ou seja, os seus Mecenas poderão usufruir dos benefícios fiscais previstos na lei.

Continuar a ler...

DiVaM 2021 Desafia Comunidade Estrangeira a Conhecer Milreu

O DiVaM - Dinamização e Valorização dos Monumentos do Algarve  - regressa às Ruínas Romanas de Milreu, este sábado, dia 5 de junho, com o projeto “PA ́mim, PA ́ti... PatrimónioProjeto”, com uma visita guiada ao monumento e um desafio fotográfico, dirigidos à comunidade estrangeira residente no Algarve.

Continuar a ler...

DRCAlg e Museu Municipal de Faro galardoados pela

Associação Portuguesa de Museologia

A Direção Regional de Cultura do Algarve (DRCAlg) e o Museu Municipal de Faro vão ser distinguidos pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), respetivamente, com os prémios Instituição 2020 e Trabalho de Museologia 2020, em cerimónia que terá lugar, no dia 10 de junho, pelas 17h30, no Museu Municipal de Faro.

Também no dia 10, mas pelas 11h00, a APOM atribuirá ao Museu de Portimão uma menção honrosa relativa ao Prémio Inovação e Criatividade 2020.

Continuar a ler...

DiVaM leva "Tradição Filarmónica" à Fortaleza de Sagres

A Fortaleza de Sagres acolhe, no dia 13 de junho, pelas 18h00, o concerto do Ensemble de Sopros e Percussão "Tradição Filarmónica", da Sociedade Filarmónica Silvense, inserido na programação do DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos.

Continuar a ler...

Ministra da Cultura Visita Faro

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, desloca-se no próximo dia 16 de junho, a Faro, para uma visita integrada no roteiro nacional que está a realizar. Na agenda, está a visita às Ruínas Romanas de Milreu e à Associação 289, assim como a participação numa conversa sobre o “South Music”, que decorre na capital algarvia, nos dias 15 e 16 de junho.

A Diretora Regional de Cultura do Algarve, Adriana Freire Nogueira, irá acompanhar a Ministra da Cultura aos vários espaços culturais.

A visita às Ruínas Romanas de Milreu (Estoi), um dos monumentos do Algarve afetos à Direção Regional de Cultura do Algarve, terá lugar às 14h00, seguindo-se uma visita à Associação 289, que contará com a presença de alguns dos artistas com obras expostas.

Continuar a ler...

“Café com Letras” regressa à Fnac com o tema “Crescer com Arte”

A próxima edição do “Café com Letras” terá lugar esta sexta-feira, dia 18 de junho, pelas 18h30, na Fnac do Fórum Algarve, em Faro, e será dedicada ao tema “Crescer com Arte”. As convidadas desta sessão são Ana Catarina Baptista (UAlg), Nicole Lissy (Amarelarte) e Maria Adelaide (Figo Lampo). A moderação está a cargo de Adriana Nogueira, Diretora Regional de Cultura do Algarve.

Continuar a ler...

 Ministra da Cultura em Faro com Milreu na Agenda

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, deslocou-se ontem, 16 de junho, a Faro, para uma visita a vários espaços culturais da cidade e contacto com estruturas locais, no âmbito do roteiro nacional que está a realizar.

A visita da Ministra teve início nas Ruínas Romanas de Milreu, em Estoi, acompanhada pela Diretora Regional de Cultura do Algarve, Adriana Freire Nogueira, e do Diretor de Serviços dos Bens culturais, Rui Parreira.

Continuar a ler...

DiVaM em Milreu com Instalação “ComClusão” e Provérbios

No âmbito da programação do DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos do Algarve, as Ruínas Romanas de Milreu acolhem, nos dias 25 e 29 de junho, a exposição/instalação sonora “ComClusão”, da Amarelarte – Associação Cultural e Recreativa, e o projeto "Espaços de Memória, Sabedoria da Comunidade, Estratégias de Inclusão: Dever, Integração, Vivência, Atuação, Memória", da Associação Internacional de Paremiologia.

Continuar a ler...