• Fortaleza de Sagres | Foto Vanda Oliveira

    Fortaleza de Sagres | Foto Vanda Oliveira

  • Fortaleza de Sagres

    Fortaleza de Sagres

  • Fortaleza de Sagres | Foto: Vasco Celio

    Fortaleza de Sagres | Foto: Vasco Celio

  • Fortaleza de Sagres

    Fortaleza de Sagres

  • Ruínas Romanas de Milreu | Foto Adriana Nogueira

    Ruínas Romanas de Milreu | Foto Adriana Nogueira

  • Mosaico das Ruínas Romanas de Milreu

    Mosaico das Ruínas Romanas de Milreu

  • Casa Rural de Milreu

    Casa Rural de Milreu

  • Ruínas Romanas de Milreu

    Ruínas Romanas de Milreu

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe - Foto: Vanda Oliveira

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe - Foto: Vanda Oliveira

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe | Foto Lenea Andrade

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe | Foto Lenea Andrade

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

Monumentos do Algarve Bons Momentos Promontório de Sagres Património Cultural Imaterial Portal Cultura Portugal

Horário dos Monumentos no primeiro fim de semana do ano

A Direção Regional de Cultura do Algarve informa que, nos dias 2 e 3 de Janeiro de 2021, a Fortaleza de Sagres, a Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe e a Ruínas Romanas de Milreu encerram às ⌚12h30.

A última entrada de visitantes nos monumentos será às 12h00.

31 de dezembro

Magallanes_ICC promove II Jornadas Moda Sustentável

 
No âmbito do projeto Magallanes_ICC, de que a Direção Regional de Cultura do Algarve é parceira, a Andalucía Emprende promove no dia 23 de dezembro, com início às 8h30 (9h30 horário espanhol), em formato virtual, a segunda edição das Jornadas de Moda Sustentável, com o lema “A Moda do Século XXI”.
 
O objetivo é partilhar a experiência de empreendedores, sobre como enfrentar a mudança para a sustentabilidade na moda do século XXI.
 
Mais informação sobre as jornadas: https://www.modveintiuno.com/jornadas

Inscrições em : www.modveintiuno.com/inscripcion 

 
 
 
 
 

 

 

18 de dezembro

Workshops _UNTITLED com inscrições até 11 de janeiro

O _ARTERIA_LAB dará início à sua programação de workshops em Janeiro de 2021. Os _UNTITLED são espaços de aprendizagem voltados à comunidade, nos domínios da arte, ciência, tecnologia e design.

O ciclo abre com "Música Eletrónica para Smartphones,
da autoria de Giuliano Obici, nos dias 23 e 30 de janeiro. Os lugares são limitados e a atividade será realizada cumprindo todas as normas de segurança.

Inscrições até 11 de janeiro.

Mais Informações em https://arterialab.uevora.pt

#magallanes_ICC #Interreg

 

 

15 de dezembro

Sessão de esclarecimento sobre o Programa para Empreendedores Criativos Magallanes_ICC

No âmbito da Call aberta para o Programa de Empreendedorismo Criativo – Magallanes_ICC, a ArterialLab promove esta quarta-feira, pelas 16h30, uma sessão de esclarecimento online. A sessão decorre na plataforma Zoom e o link será enviado por email aos participantes registados. Será possível também agendar uma conversa com os Núcleos Criativos Magallanes_ICC.

O Programa de Apoio ao Empreendedorismo Criativo tem como objetivo captar ideias no setor cultural e criativo, com vista ao desenvolvimento de protótipos e provas de conceito que permitam aos empreendedores selecionados testar as suas propostas de produto ou serviço, contribuindo para o desenvolvimento dos respetivos planos de negócios.

A primeira fase do concurso de ideias está aberta até ao dia 8 de Janeiro de 2021.


A inscrição para a sessão de esclarecimento pode ser feita AQUI.

#magallanes_ICC #Interreg

15 de dezembro

Medida de Apoio Excecional aos Artesãos e às Unidades
Produtivas Artesanais

Foi hoje publicado, em Diário da República, a Portaria nº 285/2020, que cria a Medida de Apoio Excecional aos Artesãos e às Unidades Produtivas Artesanais.

As medidas agora aprovadas destinam-se a apoiar os artesãos e as unidades produtivas artesanais que, devido à crise pandémica provocada pela doença COVID -19, se deparam com a suspensão ou diminuição da sua atividade por não conseguirem colocação para as suas produções, assim como reforçar o setor das artes e ofícios e o património cultural português, profundamente afetado pelos efeitos da crise.

Podem beneficiar deste apoio os artesãos e as unidades produtivas artesanais que possuam carta válida de artesão ou de unidade produtiva artesanal.

A apresentação de candidaturas a esta medida, que decorrerá entre as 9h00 do dia 17 de dezembro de 2020 e as 18h00 do dia 28 de fevereiro de 2021, deverá ser apresentada em formulário Excel disponível no portal do IEFP, em https://www.iefp.pt/covid19 e no portal iefponline, em https://iefponline.iefp.pt

O formulário em Excel deve ser devolvido para o endereço de correio eletrónico apoioexcecional­-upa@iefp.pt,  acompanhado da certidão relativa às situações contributiva e tributária regularizadas perante a Segurança Social e a Autoridade Tributária e Aduaneira, caso não tenha sido concedida autorização ao IEFP para o efeito nos portais de cada uma destas entidades.

Toda a informação sobre a medida está disponível no link: https://www.iefp.pt/covid19, título, “Apoio excecional aos artesãos e UPA.

Consulte a Portaria n.º 285/2020

11 de dezembro

Pinturas do Novo Banco integram exposição permanente do
Museu Municipal de Olhão

A Diretora Regional de Cultura do Algarve, Adriana Freire Nogueira, participou, esta manhã, na cerimónia de acolhimento de duas obras do pintor inglês Thomas Buttersworth, pertencentes à coleção do NOVO BANCO, que vão integrar a exposição permanente do Museu Municipal de Olhão.

A cedência destas obras ao Museu de Olhão, surge na sequência de um protocolo, assinado hoje, entre a Câmara Municipal de Olhão e o Novo Banco, no âmbito do projeto Novo Banco Cultura.

As obras cedidas, duas pinturas a óleo sobre tela, têm como título “Hibernia. Entrada no Tejo” e “Veleiro no Tejo”.

Thomas Buttersworth foi um pintor autodidata e marinheiro que viveu no período conturbado das guerras napoleónicas, e muitas das pinturas que realizou referem acontecimentos que presenciou na costa atlântica, ou batalhas em que participou, constituindo um importante legado iconográfico.

 

10 de dezembro

A Direção-Geral das Artes vai apoiar 115 projetos nos domínios da Circulação Nacional, Formação e investigação

A edição de 2020 do Programa de Apoio a Projetos - Procedimento Simplificado, nos domínios da circulação nacional, formação e investigação, vai apoiar 115 projetos, mais 84 do que em 2019. A verba disponível para este programa teve um aumento de 166% face ao ano anterior. Com candidaturas abertas entre 1 e 16 de outubro de 2020, foram admitidos 130 projetos, o que contrasta com as 45 candidaturas admitidas em 2019.

Todas as candidaturas consideradas elegíveis, de acordo com os requisitos formais deste programa, vão receber apoio. Assim, serão financiados 115 projetos, para um total de financiamento de 492 510,18 €, o que corresponde a uma taxa de execução de 97% do montante disponível. Relativamente ao montante a atribuir por candidatura, este corresponde ao valor solicitado pela entidade, situando-se entre os 500 e os 5 000 euros.

A maioria dos projetos apoiados são nas áreas das artes performativas (70% do total), seguindo-se a área de cruzamento disciplinar (17%) e as artes visuais (13%). A distribuição por área artística é a que se apresenta no Gráfico 1, onde é possível destacar o peso da Música e do Teatro, que representam 56% do total de projetos financiados.

Os projetos apoiados serão desenvolvidos em território nacional e internacional, entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2021, sendo que em território internacional deverão circunscrever-se à participação em ações de formação, conferências ou eventos similares.

Esta linha de apoio tem como principais objetivos contribuir para a diversidade da oferta artística no território nacional, valorizar e qualificar os profissionais das artes e incentivar a pesquisa e a  experimentação artísticas, como práticas inovadoras do desenvolvimento e do conhecimento.

Consulte a Tabela de Classificação

Saiba mais em https://www.dgartes.gov.pt/pt/noticia/3808

9 de dezembro

 

 

- ESTE É O DIA, ESTA É A HORA -


O Plano Nacional das Artes e as suas tutelas, o Ministério da Cultura e Ministério da Educação, elaboraram uma Carta/manifesto em colaboração com as Direções Gerais de Educação, das Artes, dos Estabelecimentos Escolares, do Património Cultural, a Rede de Bibliotecas Escolares, o Plano Nacional de Leitura, o Plano Nacional do Cinema, o Programa de Educação Estética e Artística, a Rede Portuguesa de Museus, a Associação Portuguesa de Museus e vários equipamentos culturais que representam os Teatros Nacionais, os Teatros, Museus e Bibliotecas Municipais, Fundações e entidades artísticas e culturais de todo o país e regiões autónomas.

"Este é o Dia, Esta é a Hora - A Cultura está suspensa este ano letivo, certo? NÃO!" é o lema deste manifesto que é um repto a todos os cidadãos e instituições para que, neste "ano difícil", lutem contra a suspensão da cultura e contribuam para a interação entre as comunidades escolar e artística.

Esta é a hora de provar que a cultura, as artes e o património não são um luxo, mas uma necessidade vital para a concretização da missão da escola.

Assine o manifesto

4 de dezembro

DiVaM ensina aos mais novos o que é ser arqueólogo

O DiVaM prossegue durante a próxima semana com mais iniciativas nos monumentos do Algarve. As Ruínas Romanas de Milreu são palco dos projetos Vamos dar "Voz à Cidadania "e "Arqueólogo por um dia!", a Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe recebe um recital de canto e piano e a Fortaleza de Sagres acolhe o projeto "Música em Voz – Francisca e Vibrafone".

O projeto Vamos dar "Voz à Cidadania" irá decorrer nas Ruínas Romanas de Milreu, nos dias 3 e 10 de dezembro, com início às 11 horas. Esta é uma iniciativa promovida pela Associação Internacional de Paremiologia, realizada em parceria com a ASMAL – Associação de Saúde Mental do Algarve, onde se pretende explorar a Carta dos Direitos Humanos, associando às manifestações de vivências e experiências de vida da cultura popular, através dos provérbios. Os trabalhos serão posteriormente expostos nas Ruínas Romanas de Milreu. Projeto desenvolvido por Rui Soares e Marinela Soares.

 

Devido à previsão de chuva para o próximo sábado, dia 5 de dezembo, o projeto "Arqueólogo por um dia!", a ter lugar nas Ruínas Romanas de Milreu, foi adiado para domingo, dia 6. Este terá duas sessões, direcionadas para crianças entre os 9 e 14 anos de idade. As sessões estão agendadas para as 10h30 e 15 horas, com a duração de 90 minutos cada. Os participantes poderão experienciar as diversas fases de uma escavação arqueológica, desde a montagem das quadrículas, escavação, recolha de materiais, lavagem e desenho, após uma breve apresentação sobre esta profissão. Cada criança deve estar acompanhada por um adulto, sendo a atividade limitada a 5 crianças por sessão. Projeto promovido por Lais de Guia – Associação Cultural do Património Marítimo

Inscrição obrigatória através de milreu@cultalg.gov.pt ou tef. 289 045 652

 

A Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe acolhe na próxima sexta feira, dia 4 de dezembro, pelas 16 horas, o projeto "Ciclo Artis XXI – Músicas do Mundo", um recital de canto (Michele Tomaz) e piano (Jeferson Mello). O projeto apresenta obras de importantes compositores conhecidos internacionalmente, que se debruçaram sobre a questão da recolha e organização do rico legado musical de diferentes culturas, passando pela já conhecida canção napoletana, até a charmosa chanson francesa de Poulanc, obras de Gershwin, Kurt Weil, Villa-Lobos entre outros.

Projeto promovido pela ARTIS XXI - Associação de Educação Artística de Lagoa –AEL

Inscrições obrigatórias através de fortaleza.sagres@cultalg.gov.pt e telf. 282 620140
 

 

O concerto "Música e Voz - Francisca e Vibrafone", do Ciclo Artis XXI, agendado para amanhã, na Fortaleza de Sagres, foi adiado para o próximo domingo, dia 13 de dezembro, às 16h30. No palco dá-se protagonismo ao som do vibrafone e à voz do feminino. O ritmo da palavra e a poesia da música marcam esta apresentação, que decorre a autores que valorizam e questionam o papel da mulher.

Projeto promovido pela ARTIS XXI Associação de Educação Artística de Lagoa –AEAL.

Inscrições através de  fortaleza.sagres@cultalg.gov.pt e telf. 282 620140


O programa cultural da Direção Regional de Cultura do Algarve DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos do Algarve - tem este ano como tema “Direitos Humanos, Igualdade e Não Discriminação” e está disponível em http://www.cultalg.pt/

Todas as atividades culturais DiVaM são de entrada gratuita, mediante inscrição prévia (obrigatória), e cumprem as medidas de seguranças estipuladas pela DGS.

 

27 de novembro

Programa de Apoio ao Empreendedorismo Criativo 2021 com candidaturas até dia 8 de janeiro de 2021

No âmbito do projeto Magallanes_ICC, co-financiado pelo Interreg - POCTEP, o ArteriaLab da Universidade de Évora irá apoiar até dez projetos na área das indústrias culturais e criativas.

O Programa de Apoio ao Empreendedorismo Criativo tem como objetivo captar ideias no setor cultural e criativo, com vista ao desenvolvimento de protótipos e provas de conceito que permitam aos empreendedores selecionados testar as suas propostas de produto ou serviço, contribuindo para o desenvolvimento dos respetivos planos de negócios.

Podem candidatar-se ao programa empreendedores maiores de 18 anos, individualmente ou em equipas, bem como empresas e associações com até cinco anos de formação e sediadas nas regiões do Alentejo, Algarve e Andaluzia.

Consolidação da arriba da Fortaleza de Sagres

A obra da empreitada de consolidação da arriba da Fortaleza de Sagres, Vila do Bispo, da responsabilidade da Agência Portuguesa do Ambiente I.P., já começou. Os trabalhos vão prolongar-se durante três meses e tem como objetivo a estabilização de um bloco rochoso localizado na arriba contígua ao Baluarte de Santa Bárbara, a poente do monumento.

A Direção Regional de Cultura do Algarve, gestora do monumento, alertou a Agência Portuguesa do Ambiente I.P, para a necessidade urgente desta obra, de modo a salvaguardar a integridade do local e dos visitantes.

A Fortaleza de Sagres está classificada como monumento nacional desde 1910 e é o monumento do Algarve que regista o maior número de visitantes, tendo em 2019 recebido quase meio milhão, 85 por cento deles estrangeiros. Este é um local de grande simbolismo nacional, com ocupação deste a antiguidade e o local onde o Infante D. Henrique viveu e morreu.

O Promontório de Sagres onde está construída a Fortaleza é uma imponente plataforma de calcários compactos do Jurássico que se adentra no Oceano em arribas verticais de 40 metros de altura, estando por isso muito exposto à erosão e às alterações climáticas.

A empreitada está a ser executada pela empresa Geocontrole, Geotecnia e Estruturas de Fundação.

20 de novembro

Horário dos Monumentos nos dias 21 e 22 de novembro

A Direcção Regional de Cultura do Algave informa que nos dias 21 e 22 de novembro o horário de abertura da  Fortaleza de Sagres, Ermida de Guadalupe e Ruínas Romanas de Milreu é das 10:00h às 13:00h (em atualização face à legislação vigente).

19 de novembro

Atividades do Projeto de Cacela-a-Velha
 

Este ano, as actividades do projeto de investigação “Muçulmanos e Cristãos em Cacela Medieval: território e identidades em mudança” foram alteradas. A escavação arqueológica de verão foi cancelada, as equipas reorganizaram-se e este tempo foi empregue em tarefas diversificadas.

Assim, na tranquilidade das instalações da Biblioteca da Universidade do Algarve, investigadores de antropologia analisaram esqueletos provenientes da necrópole cristã de Cacela.

Já no Laboratório de Arqueologia da mesma universidade, foi ensaiado o desenho arqueológico de peças metálicas encontradas nas escavações arqueológicas com a colaboração de um aluno da Faculdade de Belas Artes (Lisboa).

A equipa do município de Vila Real de Santo António começou a dar forma ao Sistema de Informação Arqueológica de Cacela-a-Velha, criando a base de dados de registo das cerâmicas, cuja coleção atinge perto de 15.000 fragmentos.

Nesta dinâmica, foi também ensaiada a base de dados de Antropologia, com a sistematização de toda a informação bio-arqueológica da necrópole de Cacela-a-Velha, no âmbito de um trabalho final de seminário de investigação do curso de Património Cultural e Arqueologia da Universidade do Algarve.

Mais tarde, houve oportunidade para regressar ao campo, em articulação com o município de Vila Real de Santo António e a Guarda Nacional Republicana, para desenvolver a limpeza do sítio arqueológico e fazer o levantamento 3D.

Foi um tempo muito útil de organização, de análise do espólio arqueológico inédito de Cacela Velha e dar continuidade aos vários trabalhos académicos e investigação científica em curso.

Espera-se em 2021 regressar de novo ao terreno para continuar os trabalhos arqueológicos e de salvaguarda do Património Cultural.

10 de novembro

DiVaM com Cinema e Música na Fortaleza de Sagres

A Fortaleza de Sagres acolhe no próximo fim de semana mais duas iniciativas no âmbito do DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos do Algarve. No sábado realiza-se o projeto IN CINEMA - Integração, Indiscriminização e Inclusão e no domingo há música com Rouge, um duo de acordeão e saxofone.

O Projeto IN Cinema Integração, Indiscriminação e Inclusão, promovido pelo Cineclube de Faro, apresenta os filmes Surfavela, de Joaquim Pinto e Nuno Leonel (1996), Rebirth, de Laura Basil Duncan (2019) e The Endless Summer, de Bruce Brown (1965). A escolha destes filmes relaciona-se com o tema do DiVaM deste ano “Direitos Humanos, Igualdade e Não Discriminação” e de como o cinema pode ser uma ferramenta para dirimir alguns estigmas e barreiras que as sociedades – que se pretendem justas abertas, fraternas, livres e solidárias – enfrentam, através de três ideias fundamentais: Integração, Indiscriminação e Inclusão

A exibição dos filmes no auditório da Fortaleza de Sagres realiza-se no dia 14 de novembro, às 16h00, e conta com a presença de convidados de associações ligadas ao surf.

O projeto Rouge é apresentado no dia 15 de novembro, também no auditório da Fortaleza de Sagres, às 17h00, com o duo Mário Marques (Saxofone) e Gonçalo Pescada (acordeão). Este projeto surge como um verdadeiro tributo aos mestres Astor Piazzolla e Richard Galliano pelo contributo inolvidável que deram à História da Música Universal. A mescla de “Novo Tango” com a “Nova Musette”, onde a abordagem aos fundamentos rítmicos do fraseado em jazz e a improvisação aparecem como elementos inovadores, mas ao mesmo tempo, também de escrita musical fidedigna às ideias originais dos compositores.

A iniciativa é da Associação de Acordeão do Algarve.

Inscrições através de: fortaleza.sagres@cultalg.gov.pt ou telf. 282 620140

Consulte o programa cultural da Direção Regional de Cultura do Algarve DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos do Algarve -

 

Todas as atividades culturais DiVaM são de entrada gratuita, mediante inscrição prévia (obrigatória).

 

9 de novembro

DiVaM na Fortaleza de Sagres e Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

Nos dias 7 e 8 de Novembro, a Fortaleza de Sagres e a Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe são os monumentos do Algarve que recebem as iniciativas do DiVaM. Oficina de azulejaria criativa, dança, poesia, desenho, música e a participação num vídeo promocional do Promontório de Sagres para a Marca do Património Europeu são as propostas para mais um fim de semana cultural.

A primeira oficina de azulejaria criativa acontece no dia 7 de novembro, na Fortaleza de Sagres, integrada no CIVITAS – Direitos Humanos, um projeto da Vicentina - Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste. Durante as oficinas de azulejaria criativa, a realizar na sala multiusos da Fortaleza de Sagres, nos dias 7, 14 e 21 de novembro (10h às 12h30 e das 14h às 17h), será pintado um painel de azulejos com a orientação de Sílvia Serina, artesã e professora de Azulejaria Tradicional Portuguesa, que terá o nome de CIVITAS - Direitos Humanos.

A iniciativa contará com a participação do Centro Europe Direct/CCDR Algarve que dinamizará sessões sobre o tema, com o objetivo de promover uma reflexão acerca da temática dos Direitos Humanos, a fim de virem a ser definidos e criados os conteúdos que virão a fazer parte do painel. O painel de azulejos CIVITAS – Direitos Humanos será apresentado publicamente em data e local a anunciar em breve.

O programa é aberto à participação do público em geral, senda partir dos 12 anos de idade. Será dada preferência a participantes com residência no concelho de Vila do Bispo, e preferencialmente, com alguma experiência e/ou gosto áreas das Artes Visuais, designadamente pintura e/ou ilustração.

A participação será limitada a 12 participantes. Inscrições abertas até ao dia 2 de novembro através do link https://cutt.ly/jggIDbp ou telefone 282 680 120

No domingo, dia 8 de novembro, às 11h00, também na Fortaleza de Sagres, terá lugar o Laboratório de Dança e Desenho Rosa-dos-Ventos com Albina Petrolati, Leonor Morais & Convidados. Este laboratório incidirá sobre a problemática dos Direitos Humanos e da Aceitação e Não Descriminação, usando o vento como ponto de partida físico e simbólico para conhecer outros povos, viajando através da música, da dança, do desenho e da palavra.

Durante a realização desta iniciativa serão captadas imagens para a edição de um vídeo promocional do Promontório de Sagres para a Marca do Património Europeu.

A Marca do Património Europeu é uma iniciativa do Parlamento Europeu e do Conselho da União Europeia que tem como principal objectivo reforçar o sentimento de pertença à União Europeia por parte dos seus cidadãos, em especial dos jovens, com base nos valores e elementos comuns da história e do património cultural, valorizar a diversidade nacional e regional e incrementar o diálogo intercultural

A organização é da Tertúlia Associação Sócio-Cultural de Aljezur. Inscrições através de: fortaleza.sagres@cultalg.gov.pt ou telf. 282 620140

 

A Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe acolhe no domingo, pelas 16h00, o espetáculo “Som, Palavra, Desenho”, que junta a visão de quatro artistas residentes no Algarve, dois músicos, uma actriz e um artista plástico, sobre a igualdade de género e os direitos humanos. O projecto surgiu a partir da música para trombone e piano de autores do período romântico e do séc. XX, que servem de base de inspiração para a criação artística de Timo Dillner, para a escolha de textos da Rita Rodrigues e para o recital de trombone e piano por Vera Batista e Francisco Serôdio.

O projeto é da Associação do Grupo Coral de Lagos. Inscrições através de: fortaleza.sagres@cultalg.gov.pt ou telf. 282 620140

O programa cultural da Direção Regional de Cultura do Algarve DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos do Algarve - tem este ano como tema “Direitos Humanos, Igualdade e Não Discriminação” e está disponível em http://www.cultalg.pt/

Todas as atividades culturais DiVaM são de entrada gratuita, mediante inscrição prévia (obrigatória).

As iniciativas agendadas para os dias 31 de outubro e 1 de novembro foram adiadas. O projeto IN CINEMA - Integração, Indiscriminização e Inclusão realizar-se-á no próximo dia 14 de novembro, pelas 16h00, na Fortaleza de Sagres. Os interessados devem inscrever-se pelo e-mail: fortaleza.sagres@cultalg.gov.pt ou telf. 282 620140. A data de realização do espetáculo de Nelson Conceição & Convidados será anunciada oportunamente.

29 de outubro

< previous123456789