Programa Erasmus + permitiu a participação no curso "Educação em Museus"
Programa Erasmus + permitiu a participação no curso "Educação em Museus"
No âmbito do Erasmus + no domínio da Educação de Adultos, para a Ação Chave 1 (KA120), as técnicas superiores da Direção Regional de Cultura do Algarve,  Maria Raquel Roxo e Margarida Guerreiro, no âmbito dos serviços educativos dos monumentos Fortaleza de Sagres e Ruínas Romanas de Milreu, respetivamente, frequentaram o curso MUSEUM EDUCATION- Using museums as a resource in teaching and learning, que decorreu de 16 a 20 de outubro, em Limassol, Chipre.

Promovido pela Educulture, o curso de formação, na área de educação em museus, integrou uma componente teórico-prática em sala de aula e um conjunto de visitas a espaços museológicos com boas-práticas nesta área. Para além do contacto com as novas abordagens, sobre como os museus podem ser espaços de aprendizagem, a formação permitiu a troca de experiências com profissionais de outros países da Europa, nomeadamente com outros colegas da Roménia e da Eslováquia.

As visitas orientadas levaram as técnicas a conhecer o complexo arqueológico de Kourion, o Castelo e Museu de Limassol, o Museu da Alfarroba, o Museu Arqueológico de Limassol e o Museu do Teatro, bem como algumas das suas atividades educativas, de promoção e de comunicação, junto dos vários públicos.

Tanto no complexo arqueológico de Kourion, cujo anfiteatro continua a ser palco para vários espetáculos, como nos vários museus e equipamentos patrimoniais visitados, foi possível conhecer como estes espaços estão preparados para receber os visitantes de todas as idades, quer através de circuitos de visita acessíveis, quer através de informação adequada e acessível a todo o tipo de público.  

Nas aulas, foram vários os momentos de debate e de trocas de experiências entre colegas, tendo por base exemplos de boas-práticas de vários museus do mundo.  Foram ainda propostos vários exercícios práticos que poderão ser utilizados em museus e monumentos, e que constituem mais valias, não só como recursos pedagógicos, mas também como estratégias de formação e captação de público. 

A formação encerrou com a apresentação de um trabalho final, que consistia na preparação de uma atividade educativa, num museu ou monumento, com a integração das aprendizagens adquiridas ao longo da semana.

O Programa Erasmus+ é uma das histórias de sucesso mais notáveis da União Europeia. É com entusiasmo e orgulho que a DRCAlg passa a pertencer a esta grande família europeia.

13 novembro 2023
Programa Erasmus + permitiu a participação no curso "Educação em Museus"
Programa Erasmus + permitiu a participação no curso "Educação em Museus"