A história na construção de lugares criativos
Magallanes_ICC , um projeto para impulsionar as Indústrias Culturais e Criativas
O Magallanes_ICC é um projeto de cooperação transfronteiriça, que reúne vários parceiros do Alentejo, Algarve e Andaluzia para trabalhar a temática das Indústrias Culturais e Criativas, com inspiração na passagem dos 500 anos da viagem de circum-navegação iniciada por Fernão de Magalhães, evocando o seu carácter pioneiro, criativo e inovador. Na qualidade de parceira, a Direção Regional de Cultura propôs-se a trabalhar no território dos Lugares de Globalização – concelhos de Monchique, Vila do Bispo, Aljezur, Lagos e Silves – para estimular a criação de produtos e/ou serviços no âmbito das ICC, ligados à temática da participação algarvia no empreendimento da expansão marítima dos séculos XV e XVI.

O desenvolvimento do projeto dividiu-se entre duas componentes fundamentais e complementares para atingir os objetivos propostos: Investigação História e Ligação às Indústrias Culturais e Criativas.

Para Conhecer Melhor
Investigação Histórica
A componente de investigação histórica do projeto, com os historiadores Rui Manuel Loureiro e Daniela Nunes Pereira, ocupou-se essencialmente da produção e partilha de conhecimento ligado ao tema da participação algarvia no empreendimento da expansão marítima portuguesa dos séculos XV e XVI, bem como do respetivo enquadramento nos chamados Lugares de Globalização do Barlavento Algarvio.

Procedeu-se a um balanço e atualização do conhecimento histórico relativo ao período da primeira modernidade no Algarve, tendo particularmente em atenção a participação no processo da chamada ‘primeira globalização’ de entidades coletivas e de atores singulares, de alguma forma ligados a esta parte do território algarvio.

Para o efeito desenvolveram-se diversas ações de investigação e divulgação, das quais se podem destacar publicações, conferências e organização de bibliografia temática, pesquisável on-line.

Para Conhecer Melhor
Ligação às Indústrias Culturais e Criativas
O objetivo desta componente do projeto promovido pela Direção Regional de Cultura do Algarve é promover uma transferência de conhecimento histórico, validado pela comunidade científica, para o sector cultural e criativo, apresentando-o, tal como ao património associado, como recursos criativos e de potencial económico de interesse para a criação de produtos inovadores, sustentáveis e identitários.

Esta transferência de conhecimento científico para o sector cultural e criativo procura impulsionar a criação de uma oferta cultural inovadora, ligada ao tema da "participação algarvia no empreendimento da expansão marítima dos séculos XV e XVI", no território dos Lugares de Globalização (concelhos de Lagos, Monchique, Vila do Bispo, Aljezur e Silves), valorizando os recursos do seu património cultural.

Para Conhecer Melhor