A Rota Literária Saramago no Algarve foi criada pela Direção Regional de Cultura do Algarve, no ano em que se comemora o Centenário de José Saramago, Nobel da Literatura.

Na Viagem a Portugal, publicada em 1980, em resultado de uma encomenda feita pelo Círculo de Leitores, José Saramago dedica as últimas páginas a esta região, onde visita 13 dos seus 16 concelhos e interage com o leitor, que se torna, também ele, um viajante.

Mais de 40 anos depois desta publicação, a Direção Regional de Cultura do Algarve desafiou o escritor espanhol Diego Mesa a revisitar as palavras Saramago e a percorrer o Algarve, dando conta das semelhanças e diferenças que mais de quatro décadas necessariamente implicaram. Diego Mesa, que tinha editado, em 2014, uma Viagem ao Algarve (Viaje al sur de Portugal, no original espanhol), observa, com um olhar renovado, e comenta o que viu e sentiu no seu percurso pelos lugares vistos, sentidos e comentados pelo Nobel, bem como por aqueles que este não pode ter conhecido ou visitado.

Vai reparar que esta rota não tem percursos definidos nem definitivos, mas é deixado ao critério do viajante leitor a concordância com as propostas, com as opiniões ou com os sentimentos que a experiência lhe vai provocando.

Parafraseando o Nobel, seja curioso: viaje.

Este mapa marca os concelhos que Saramago visitou e que terão os seus itinerários publicados nesta página, durante os anos de 2022 e 2023.

O lançamento da Rota deu-se a 26 de novembro de 2022, em Vila Real de Santo António, cujo itinerário tem à disposição.

Boa viagem!

Viagem ao Algarve
Alcoutim

Quando o viajante entrava em Alcoutim, viu em sobranceiro monte um castelo redondo e maciço, com mais jeito de torre amputada do que construção militar complexa. Pela largueza do ponto de vista valeria a pena ir lá acima, pensou. Não foi. Julgava ele, enganado pela perspectiva, que o monte ainda estivesse em território português. Afinal, para chegar lá seria preciso atravessar o Guadiana, contratar barqueiro, mostrar passaporte, e isso já seria diferente viagem. Do outro lado é Sanlucar e outro falar. Mas as duas vilas, postas sobre o espelho da água, hão-de ver-se como espelho uma da outra, a mesma brancura das casas, os mesmos planos de presépio. Em riso e lágrima, também a diferença não deve ser grande.

José Saramago

José Saramago não estava enganado ao confundir as duas povoações refletidas uma na outra, sobre o espelho da água, já que apenas estão separadas pelo Guadiana na medida em que, no silêncio dos dias, é fácil distinguir as conversas da outra margem, essas, sim, faladas em outra língua.

Diego Mesa

Viagem ao Algarve
Castro Marim

Provavelmente, deixou dívida aberta em Castro Marim. Mal parou para olhar o formoso arcanjo Gabriel da igreja matriz, subiu ao castelo por desfastio, atraído pela rara cor vermelha das pedras, e tendo dado meia volta ao Castelo Velho, que os mouros construíram, regressou à estrada, caminho de Vila Real de Santo António. Já o mar se vê, já refulgem as grandes águas.

José Saramago

Hoje vamos ficar em Castro Marim todo o tempo que for necessário para aproveitar tudo o que este belo concelho tem para oferecer e não deixar nenhuma dívida pendente, como o outro viajante, provavelmente, deixou.

Diego Mesa

Viagem ao Algarve
Vila Real de Santo António

Em Vila Real de Santo António o trânsito era de endoidecer. O viajante, que se preparava para saborear com tempo o traçado pombalino das ruas, foi forçado a entrar no labirinto dos sentidos únicos, uma espécie de Jogo da Glória com muitos precipícios e poços e poucas recompensas. Para estas bandas foi a aldeia de Santo António de Arenilha, destruída pelo mar. O marquês de Pombal veio cá repetir, em ponto pequeno, a baixa lisboeta, esquadriando esquinas, impondo cérceas e cometendo o milagre, não ele, mas os seus arquitectos, de preservar um ambiente para bons vizinhos. Na praça principal, o viajante gostou de ver as águas-furtadas, de dimensão aparentemente excessiva para os edifícios que rematam, mas certíssimas em relação ao conjunto geral do espaço e volume urbano.

José Saramago

Viagem ao Algarve
Olhão

Em Olhão o viajante não viu muito (apenas a pouco interessante igreja matriz, onde há uma magnífica imagem barroca do Cristo Ressuscitado), mas comprou uvas no mercado e fez uma descoberta. As uvas, comidas no cais dos pescadores, não eram boas, mas a descoberta, não fosse a modéstia do viajante, seria genial...

José Saramago

O viajante deixará o carro estacionado sempre que possível, na primeira oportunidade. Desta vez, deixa-o na Avenida da República e fará o seu passeio a pé, para desfrutar da contemplação dos edifícios antigos que encontra pelo caminho. E é então que se surpreende ao encontrar à sua frente uma igreja que não esperava no caminho: é a capela do Senhor dos Aflitos, e através da grade de ferro pode ver os ex-votos que os fiéis foram depositando, em sinal de agradecimento por uma cura.

Diego Mesa

Biografia
José Saramago

José Saramago

Autor de mais de 40 títulos, José Saramago nasceu em 1922, na aldeia de Azinhaga.

As noites passadas na biblioteca pública do Palácio Galveias, em Lisboa, foram fundamentais para a sua formação. «E foi aí, sem ajudas nem conselhos, apenas guiado pela curiosidade e pela vontade de aprender, que o meu gosto pela leitura se desenvolveu e apurou.»

Em 1947 publicou o seu primeiro livro que intitulou A Viúva, mas que, por razões editoriais, viria a sair com o título de Terra do Pecado. Seis anos depois, em 1953, terminaria o romance Claraboia, publicado apenas após a sua morte.

No final dos anos 50 tornou-se responsável pela produção na Editorial Estúdios Cor, função que conjugaria com a de tradutor, a partir de 1955, e de crítico literário.

Regressa à escrita em 1966 com Os Poemas Possíveis.

Em 1971 assumiu funções de editorialista no Diário de Lisboa e em abril de 1975 é nomeado diretor- adjunto do Diário de Notícias.

No princípio de 1976 instala-se no Lavre para documentar o seu projeto de escrever sobre os camponeses sem terra. Assim nasceu o romance Levantado do Chão e o modo de narrar que caracteriza a sua ficção novelesca.

José Saramago recebeu o Prémio Camões em 1995 e o Prémio Nobel de Literatura em 1998.

Os livros de José Saramago estão publicados em 64 países e traduzidos em 48 idiomas.


Para conhecer a sua autobiografia:
josesaramago.org/biografia

Biografia
Diego Mesa

Diego Mesa

Diego Mesa é o pseudónimo de Diego J. González Martín (1962). Doutorado em Ciências Sociais e Educação com menção internacional pela Universidade de Huelva, com tese sobre O conceito de cidadania na obra de José Saramago .

Membro fundador da Associação Cultural Crecida criada em 1989 e dedicada à publicação de livros de poesia. Membro fundador da Associação de Amigos dos Moinhos de Marés da costa de Huelva, graças à qual o moinho de El Pintado foi restaurado em 2007, um dos melhores moinhos de marés de todo o estado espanhol.

Promotor da Aula Saramago cujo objetivo é disseminar o trabalho e o pensamento do Nobel português e dos Encontros Ibéricos de Leitores de José Saramago, realizados em diferentes bibliotecas públicas da Andaluzia e Portugal. Autor do livro Viagem ao Algarve baseado na Viagem a Portugal de José Saramago e de artigos relacionados com a figura do Nobel.

Atualmente prepara uma antologia de textos deste autor sob o título de Escrevo para desassossegar.




Sugestões
e outras
informações

Abaixo, oferecemos-lhe um conjunto de sugestões para tornar ainda mais agradável a sua caminhada.

  • Biblioteca Municipal de Castro Marim
  • Feira do livro de Altura: 2 a 16 de agosto
  • “O Livro Roubado” nas ruas de Castro Marim: 23 de abril
  • Biblioteca Municipal Vicente Campinas
  • Feira do livro de Monte Gordo de Julho a Setembro
  • Centro de investigação e informação do Património de Cacela

Outros percursos

Visitas ao Património para grupos (Câmara Municipal de Castro Marim)

Percursos e Roteiros do Concelho de Castro Marim

Rota Literária do Algarve (Itinerário Literário de Vila Real de Santo António)
Rota Literária do Algarve (Itinerário Literário de Cacela Velha)
https://rotaliterariadoalgarve.pt/pt

Páginas na internet recomendadas

Para conhecer a Obra de José Saramago: josesaramago.org/bibliografia-ativa

Outros locais a visitar, onde comer, onde dormir, entre outros

https://diasmedievais.cm-castromarim.pt/site/
https://cm-castromarim.pt/site/conteudo/visitas-ao-patrimonio
https://cm-castromarim.pt/site/conteudo/percursos-e-roteiros
https://www.visitalgarve.pt/pt/menu/39/castro-marim.aspx
https://www.visitportugal.com/pt-pt/node/73809
https://turismo.diocese-algarve.pt/castro-marim
https://www.cm-vrsa.pt/pt/menu/492/festas-e-romarias.aspx
https://www.cm-vrsa.pt/pt/menu/160/o-que-visitar.aspx
https://www.visitalgarve.pt/pt/menu/51/vila-real-de-santo-antonio.aspx
https://www.visitalgarve.pt/pt/12085/setor-vila-real-de-santo-antonio---tavira.aspx
https://www.visitportugal.com/pt-pt/content/vila-real-de-santo-antonio
https://turismo.diocese-algarve.pt/vigararias/item/191-paroquia-de-vila-real-de-santo-antonio

Referências bibliográficas

Coutinho, Hélder Manuel Ribeiro (2005). As Ruínas do Montinho das Laranjeiras: Alcoutim. Coord. ed. Alexandra Gradim. Alcoutim: Câmara Municipal de Alcoutim.

Fidalgo, A., Grilo, M. e Santos, M.S. (2010). Vila Real de Santo António e o Urbanismo Iluminista. Coordenação Científica de António Rosa Mendes. Vila Real de Santo António: Câmara Municipal de Vila Real de Santo António.

Pessanha, Fernando, “Ibn Darraj al-Qastalli, poeta de Cacela”, in Jornal do Baixo Guadiana, Nª 133, Junho de 2011.

Pires Osvaldo, Pires Pedro, Castro Marim, Baluarte Defensivo do Algarve.

Ventura, António (2007) (Introdução). Guerras liberais: a campanha do Algarve 1833-1834. Depoimentos de Le Charlier e Barão de Suarce. Tradução de Manuel Ruas. Lisboa: Caleidoscópio/Centro de História da Universidade de Lisboa.

Agradecimentos

Andreia Fidalgo, doutorada em História pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. É Professora Auxiliar Convidada da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve.

Marco Sousa Santos, mestre em História da Arte pela Universidade do Algarve. Frequenta atualmente o curso de doutoramento em História da Arte na Universidade de Coimbra.

Silvia Quinteiro, doutorada em Estudos Literários, na especialidade de Literatura Comparada, pela Universidade de Lisboa. É Professora Coordenadora da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo e investigadora do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC), da Universidade do Algarve. Coordena o Cluster de Investigação em Literatura e Turismo: LIT&TOUR desde 2012.

Ficha Técnica

Autor: Diego Mesa a partir de Viagem ao Algarve, inspirada em Viagem a Portugal de José Saramago

Revisão: Adriana Freire Nogueira; Andreia Fidalgo; Marco Sousa Santos e Sílvia Quinteiro

Coordenação: Carlos Mendonça - Divisão de Promoção e Dinamização Cultural, da Direção Regional de Cultura do Algarve

Parceria: 1/4 Escuro-Associação de Fotógrafos Amadores de Vila Real de Santo António

Créditos Fotográficos: André Russo; Baixo Guadiana; Bárbara Pereira; Direção Regional de Cultura do Algarve, Fundação José Saramago, Junta de Freguesia de Castro Marim; Município de Castro Marim; Município de Vila Real de Santo António; ODIANA – Associação para o Desenvolvimento do Baixo Guadiana e Região de Turismo do Algarve

Design: TCN Web & Mobile | Electronic Development

Apoios: Municípios de Alcoutim; Aljezur; Castro Marim; Faro; Lagoa; Lagos; Loulé; Olhão; Portimão; Silves; Tavira; Vila do Bispo e Vila Real de Santo António, Fundação José Saramago e Região de Turismo do Algarve.

Edição: Direção Regional de Cultura do Algarve