Conclusão da Recuperação das Muralhas do Castelo de Paderne
Conclusão da Recuperação das Muralhas do Castelo de Paderne
Conclusão da Recuperação das Muralhas do Castelo de Paderne

A obra de recuperação das muralhas do Castelo de Paderne, no concelho de Albufeira, foi concluída nos últimos dias de 2023, preservando as muralhas em taipa militar deste monumento. 

Numa primeira fase restaurou-se a Torre Albarrã e depois toda a muralha nascente, com técnicas construtivas de restauro em taipa idênticas às realizadas na sua construção pelos Almóadas, entre os séculos XII ou XIII. A intervenção teve como objetivo a consolidação e estabilização dos panos de muralha, com profundo respeito pela imagem atual do monumento.

A obra de conservação e restauro dos módulos de taipa Almóada das muralhas do Castelo de Paderne foi realizada pela empresa In Situ, Conservação de Bens Culturais, Lda., ao abrigo de um protocolo de cooperação entre a então DRCAlg e a Câmara Municipal de Albufeira. Apoiado com financiamento do CRESC Algarve 2020 - Programa Operacional Regional do Algarve.

O Castelo de Paderne é um hisn, uma pequena fortificação rural hispano-muçulmana do período Almóada (2ª metade do século XII e primeiras décadas do século XIII), em cujas muralhas foi utilizado um único e já perdido processo construtivo: a taipa militar. O processo consistia em amassaduras de terra local, acrescidas de inertes e estabilizadas com cal aérea, que eram compactadas, entre taipais, por apisoamento. Os blocos ou módulos obtidos, uma vez expostos a prolongada carbonatação, adquiriram a resistência de pedra com que chegou aos nossos dias.

O monumento, sob gestão do Município de Albufeira, abre ao público à quarta-feira.

Saiba mais, na reportagem da SIC, sobre este monumento significativo do Algarve.