Itinerário de Olhão da "Rota Literária Saramago no Algarve" já está disponível
Itinerário de Olhão da "Rota Literária Saramago no Algarve" já está disponível
"O viajante deixará o carro estacionado sempre que possível, na primeira oportunidade. Desta vez, deixa-o na Avenida da República e fará o seu passeio a pé, para desfrutar da contemplação dos edifícios antigos que encontra pelo caminho. E é então que se surpreende ao encontrar à sua frente uma igreja que não esperava no caminho: é a capela do Senhor dos Aflitos, e através da grade de ferro pode ver os ex-votos que os fiéis foram depositando, em sinal de agradecimento por uma cura"  assim começa o itinerário de Olhão da "Rota Literária Saramago no Algarve", escrito por Diego Mesa

Na Viagem a Portugal, publicada em 1980, em resultado de uma encomenda feita pelo Círculo de Leitores, José Saramago dedica as últimas páginas a esta região, onde visita 13 dos seus 16 concelhos e interage com o leitor, que se torna, também ele, um viajante.

Mais de 40 anos depois desta publicação, a Direção Regional de Cultura do Algarve desafiou o escritor espanhol Diego Mesa a revisitar as palavras Saramago e a percorrer o Algarve, dando conta das semelhanças e diferenças que mais de quatro décadas necessariamente implicaram. Diego Mesa, que tinha editado, em 2014, uma Viagem ao Algarve (Viaje al sur de Portugal, no original espanhol), observa, com um olhar renovado, e comenta o que viu e sentiu no seu percurso pelos lugares vistos, sentidos e comentados pelo Nobel, bem como por aqueles que este não pode ter conhecido ou visitado.

Vai reparar que esta rota não tem percursos definidos nem definitivos, mas é deixado ao critério do viajante leitor a concordância com as propostas, com as opiniões ou com os sentimentos que a experiência lhe vai provocando.

A "Rota Literária Saramago no Algarve" é um projeto da DRCAlg.

31 julho 2023