Apresentação do itinerário de Alcoutim da "Rota Literária Saramago no Algarve"
Apresentação do itinerário de Alcoutim da "Rota Literária Saramago no Algarve"
A Diretora Regional de Cultura do Algarve, Adriana Freire Nogueira, apresentou, no dia 8 de setembro, na Biblioteca  Municipal Carlos Brito - Casa dos Condes, o itinerário de Alcoutim, da "Rota Literária Saramago no Algarve", um projeto da DRCAlg. Neste mesmo espaço, foi inaugurada a exposição "Viagem Fotográfica ao Algarve ",  com a presença do premiado fotógrafo, André Boto, autor de uma das fotografias e responsável pela edição das fotos que integram a exposição, e de vários fotógrafos portugueses e espanhóis.

A exposição fotográfica “Viagem Fotográfica ao Algarve”, é um projeto da associação 1/4 Escuro, Associação de Fotógrafos Amadores de Vila Real de Santo António (VRSA), apoiado pela DRCAlg, e realizado em colaboração com a Fundação José Saramago, e a Região de Turismo do Algarve. A iniciativa conta com o acolhimento da Câmara Municipal de Alcoutim, no âmbito das comemorações das Festas do Município de Alcoutim. A exposição “Viagem Fotográfica ao Algarve” já passou por Vila Real de Santo António, Castro Marim, Lepe (Huelva - Espanha), Olhão e Tavira, e irá percorrer a totalidade dos concelhos que integram a “Rota Literária Saramago no Algarve”. A fotografia de Alcoutim e de Arménio Barão.

José Saramago entra no Algarve vindo de Mértola, no Alentejo. «Quando o viajante entrava em Alcoutim, viu em sobranceiro monte um castelo redondo e maciço, com mais jeito de torre amputada do que construção militar complexa. Pela largueza do ponto de vista valeria a pena ir lá acima, pensou. Não foi. Julgava ele, enganado pela perspectiva, que o monte ainda estivesse em território português. Afinal, para chegar lá seria preciso atravessar o Guadiana, contratar barqueiro, mostrar passaporte, e isso já seria diferente viagem. Do outro lado é Sanlúcar e outro falar. Mas as duas vilas, postas sobre o espelho da água, hão-de ver-se como espelho uma da outra, a mesma brancura das casas, os mesmos planos de presépio. Em riso e lágrima, também a diferença não deve ser grande» escreve o Prémio Nobel sobre a sua chegada a Alcoutim, na obra Viagem a Portugal (1981). 

A "Rota Literária Saramago no Algarve" foi redigida por Diego Mesa a partir do seu livro "Viagem ao Algarve", inspirado em "Viagem a Portugal" de José Saramago e desenvolvida em colaboração com a associação 1/4 Escuro - Associação de Fotógrafos Amadores de Vila Real de Santo António e com o apoio da Fundação José Saramago, tendo por objetivo a criação de um conjunto de itinerários literários complementares aos existentes no Algarve.

Consulte o itinerário aqui. 

11 setembro 2023
Apresentação do itinerário de Alcoutim da "Rota Literária Saramago no Algarve"
Apresentação do itinerário de Alcoutim da "Rota Literária Saramago no Algarve"