4.6. Entre o Aço e a Pólvora: A Arte da Guerra no Tempo dos Descobrimentos

Conferencistas: António Conduto de Oliveira e Roger Lee de Jesus
Data: 14/10/2022
Local: Silves

RESUMO
Desde os alvores dos tempos que os impérios se forjam e desaparecem em guerras infinitas. A construção dos impérios coloniais europeus não foi exceção, e a expansão portuguesa pelo mundo teve uma forte componente militar. O objetivo desta conferência e´ explicar a centralidade da guerra na formação do império português e mostrar qual o armamento utilizado nos séculos XV- XVI, e como era ele usado em terra e em mar, de forma a estimular o recurso a estes conhecimentos e conteúdos para a construção de produtos culturais ligados ao território.

 
Nota Biográfica dos Conferencistas:

António Oliveira 

É bolseiro FCT (com a bolsa ref. 2021.04826.BD), doutorando de História Medieval da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra com um projeto de investigação intitulado «O Arnês em Portugal (1370-1495)». E´ também recriador histórico nas horas vagas. Tem como fundamental área de pesquisa o estudo dos armamentos defensivos e ofensivos durante a Baixa Idade Média, com particular foco nos séculos XIV e XV. E´ colaborador do Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra.


Roger Lee de Jesus 

É mestre em História Moderna pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2012) e doutorado em História pela mesma instituição (2021). Tem dedicado a sua investigação a` história do império português na Ásia, nas suas vertentes políticas, militares e económicas. E´ investigador do Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra.

 

Conferência A Arte da Guerra