Design Territorial
O design territorial é uma abordagem criativa e estratégica que preconiza melhorar a qualidade e a funcionalidade de um território. Neste sentido, propõe a criação de soluções que possibilitem beneficiar o espaço de intervenção, por exemplo, no âmbito da inclusão social, da sustentabilidade ambiental e do melhoramento da qualidade de vida das populações.

O foco da abordagem é o desenvolvimento da identidade do lugar e do sentimento de pertença da sua comunidade, os quais se podem alcançar através das Indústrias Culturais e Criativas. Enquanto disciplina procura soluções inovadoras para questões como a comunicação, interna e para o exterior, o reconhecimento dos lugares por parte da comunidade local e de outros públicos, a revitalização de determinadas áreas, o uso eficiente do espaço ou mesmo de produtos e serviços agregados ao local de intervenção.

Se bem aplicado, o design territorial pode desempenhar um papel crucial na construção de regiões mais vibrantes, criativas e atrativas para moradores e visitantes. Por este motivo, tem ainda o potencial de impulsionar o desenvolvimento económico, atraindo investimentos e promovendo as atividades culturais e turísticas.

Ao construir espaços e criar serviços ou produtos bem integrados no local, que atuem de forma harmoniosa e que lhe acrescentem valor, o design territorial contribui claramente para o bem-estar e melhoria da qualidade de vida das comunidades, estimulando a interação social e fortalecendo a identidade local.